Etiquetas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Panacota com Molho de Frutos Silvestres

Este fim de semana fiz panacota com molho de frutos silvestres, estava deliciosa, todos adoraram e como é muito simples de fazer, cá vai a minha receita que penso que não difere muito de todas as outras.
Ingredientes

Panacota

1 lt de natas
4 colheres de sopa de açúcar
5 folhas de gelatina branca
1 colher café de essência de baunilha
limoncello (licor de limão, eu não usei)

Coloque as folhas de gelatina de molho, misture os restantes ingredientes num tachinho e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte as folhas de gelatina escorridas e mexa muito bem para não deixar grumos. Distribua por tacinhas e leve ao frigorífico cerca de 2 horas (até solidificar).

Molho de Frutos Silvestres

450 gr de frutos silvestres congelados
5 ou seis morangos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 paus de canela
umas folhinhas de hortelã

Retirar o pé aos morangos, lavá-los e cortá-los em 4, colocar os morangos num tachinho com os restantes ingredientes (excepto a hortelã, que se acrescenta apenas momentos antes de apagar o fogão) e deixar ferver até que obtenha a consistência desejada (não esquecer que quando arrefecer fica mais solido).

Por fim passar uma faca pelas bordas das tacinhas da panacota e mergulhar as tacinhas numa taça com água fervente para que se descolem da taça (este procedimento deve ser rápido, se se distrair e demorar muito tempo ficam ligeiramente derretidas como as minhas). Desenformar e servir com o molho de frutos silvestres.

Dica: pode utilizar outro molho, Ex: molho de chocolate, caramelo etc...).

Sem comentários: