Etiquetas

sábado, 23 de maio de 2009

Tarte de Fruta

Como chegou o verão as sobremesas mais frescas e coloridas são bastante apreciadas, as tartes de fruta alem de serem muito bonitas visualmente, são muito saborosas.

Tarte de Frutas:

Massa Areada

Pode utilizar uma base de compra, seguir esta receita ou outra a seu gosto:

250 gr de farinha
100 gr de vaqueiro
100 gr de açúcar
1 ovo

Num recipiente junte o açúcar com a vaqueiro (ligeiramente amolecida) e o ovo e misture tudo muito bem, acrescente a farinha a amasse até obter uma massa maleável e reserve no frigorífico cerca de 30 minutos.
Passado este tempo retire a massa do frigorífico, coloque numa folha de papel vegetal, amasse-a ligeiramente e estique-a com um rolo até obter a espessura desejada, forre uma tarteira com a massa (eu utilizei a massa com o papel vegetal para evitar untar a forma), coloque papel de alumínio por cima e preencha-a com leguminosas (para manter o formato da base) e leve ao forno já quente cerca de 15 minutos.
Quando estiver cozida retire do lume e deixe arrefecer.

Recheio:

100 gr de açúcar (utilizei frutose)
1 colher de sopa de farinha trigo
1 colher de sopa de farinha maizena
6 gemas
5 dl de leite
1 pau de canela
3 ou 4 quivis
3 ou 4 fatias de abacaxi fresco
18 morangos

Junte o açúcar com as farinhas e as gemas de ovos, bata muito bem e acrescente 1 dl de leite, mexa e reserve. Leve ao lume o leite restante com o pau de canela até levantar fervura e junte-o ao preparado anterior. Misture tudo muito bem para não ficar com grumos e leve ao lume novamente para engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Desenforme a massa da tarte num prato de servir, recheie com o creme que já deve estar frio e decore com as frutas ao seu gosto.

Nota: A tarteira deve ter +/- 24 cm de diâmetro. As quantidades de fruta são aproximadas, dependendo do seu tamanho pode ter que se utilizar mais ou menos quantidade. Nas tartes de fruta esta só deve ser colocada no dia que a tarte vai ser consumida, só assim mantém o sabor, a frescura e não oxida.

2 comentários:

Anónimo disse...

esta tarte tem um aspecto :P
pode so dizer-me que leguminosas usa para a forma da tarte se manter?

Anónimo disse...

A receita correcta para massa areada é a seguinte:

1 kg farinha
500 gr de açúcar
500 gr de margarina
vidrado de limão
5 ovos

Confecção correcta:

Misturar a farinha e o açúcar, trabalhar a margarina em areia, juntar os ovos e vidrado de limão, ligar e não trabalhar demasiado a massa.

A massa deve descansar no mínimo 1-2 horas.

Sou aluna de gestão e produção de cozinha e pastelaria.